Com o atendimento INSS presencial adiado para setembro, veja como se organizar
Entenda como se beneficiar após mais um adiamento do atendimento INSS, que ainda pode ser feito de forma remota
Como todo mundo já sabe, a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todos os brasileiros, o que inclui o atendimento INSS na forma presencial nas agências.
O fato é que são muitas as demandas relacionadas às questões como:
- previdência social;
- aposentadorias;
- afastamentos;
- licenças;
- dentre outras necessidades da população.
Mesmo com tudo parado, essas necessidades nunca deixaram de existir e, com isso, o cidadão passou a contar com o atendimento INSS de forma remota, que está previsto até o dia 13 de setembro (de forma exclusiva), pois neste mês pretende-se retomar as atividades presenciais já no dia 14.
Neste artigo vamos falar como você pode solucionar as suas questões relativas à previdência, com a retomada das atividades presenciais – e os devidos cuidados com a saúde dos colaboradores e usuários -, assim como a utilização dos serviços, de forma remota, utilizando o aplicativo, que terá continuidade mesmo com o retorno das atividades presenciais.
Com isso, saiba como se organizar para voltar a contar com o atendimento INSS nas agências espalhadas pelo Brasil, mas sempre lembrando de tomar os devidos cuidados com a sua proteção, mesmo que a entidade adote todas as medidas de segurança contra o coronavírus.
Afinal, a sua saúde deve estar em primeiro lugar, sendo que a indicação dos órgãos mundiais de saúde é de que a população continue evitando aglomerações.
Dito isso, vamos adiante para entender todas as medidas adotadas para que o atendimento INSS seja realizado de forma segura e efetiva.
Adiamento do atendimento INSS presencial
Antes confirmado para o dia 24/08, o INSS analisou o atual cenário, muito provavelmente de forma alinhada com as questões internas da entidade, e decidiu adiar a retomada das atividades nas agências para o mês de setembro, mais precisamente no dia 14.
Portanto, se você possui pendências ou tem alguma situação a ser resolvida, não adianta se dirigir a uma agência do INSS antes disso.
Assim, o ideal é acompanhar os noticiários para estar seguro quanto à data, para verificar a existência de outras prorrogações.
E você pode estar se perguntando qual o motivo do adiamento, mas a realidade é que o Brasil ainda está atravessando um momento delicado por conta da pandemia, e, assim como todas as empresas e entidades públicas, o INSS precisa estar atento a todos os protocolos de segurança, com relação à saúde dos seus funcionários e de toda a população que será atendida.
Assim, fique atento ao próximo tópico, pois falaremos como deverá ser essa retomada do atendimento INSS.
Como será a retomada do atendimento INSS?
Segundo foi dito pela própria entidade, a intenção de prorrogar a reabertura das agências, foi justamente para propor um retorno de forma segura e gradual, afinal, o país ainda tem muitos casos relacionados ao vírus e a proposta de reabertura tem sido elaborada de uma forma bastante estudada e precavida.
Vale a pena ressaltar que essa retomada das agências será no âmbito nacional, em que cada uma das unidades deverá obedecer às regras e protocolos de segurança preestabelecidos, sendo que o não cumprimento desses fatores acarretará em fechamento das unidades que não atuarem da forma correta.
Sabemos, também, que existem serviços que não são possíveis de serem realizados através do atendimento remoto, e, com isso, a demanda por atendimento INSS na forma presencial tende a ser muito alta.
Assim, a entidade deverá ser uma cumpridora fiel desses protocolos de reabertura, que, mesmo com a capacidade reduzida de funcionários – para a proteção dos cidadãos – deverá ter plena capacidade para, de pouco a pouco, resolver todas as questões dos segurados.
Orientações aos usuários
Já foi dito que o retorno das atividades presenciais do atendimento INSS será gradativo e com capacidade reduzida.
Portanto, a dica é que os usuários evitem aglomerações desnecessárias, até mesmo para que não sejam tomadas atitudes mais drásticas, como um novo fechamento.
A ideia é que você e todos os demais usuários se conscientizem que o momento ainda é delicado e que a retomada das atividades de forma segura é um benefício muito positivo na resolução de todas as demandas existentes, relacionadas à previdência.
Portanto, nessa primeira etapa, os usuários contarão com 6 horas diárias – que serão contínuas – e atendimento exclusivo para quem já é segurado e beneficiário, sendo que o agendamento será OBRIGATORIAMENTE realizado pelos canais de atendimento INSS (Meu INSS e 135).
No âmbito nacional, serão 753 agências prontas para atender os usuários, o que representa 70% da capacidade de atendimento presencial da entidade, que em seu total conta com 1.525 unidades
De todo modo, haverá uma plena fiscalização com o intuito de verificar quais as agências que não estão cumprindo os protocolos.
Assim, esteja atento quanto a essas informações, de modo que você utilize os canais de atendimento para realizar o seu agendamento, sem a necessidade de ir até uma agência.
A sua ida até lá deve ser apenas para a resolução das suas demandas, com toda a segurança necessária.
Como utilizar os serviços de forma remota?
De acordo com o que já abordamos anteriormente, as demandas continuam a existir e os cidadãos não podem esperar.
E para minimizar a falta de um entendimento INSS em uma agência física, você pode contar com alguns serviços que visam otimizar as suas demandas. São eles:
- App Meu INSS;
- Central de atendimento 135.
É muito importante ressaltar que, mesmo com o retorno das agências, essas duas formas de atendimento INSS serão mantidas, proporcionando sempre a possibilidade de o cidadão contar com diversas maneiras para resolver suas questões previdenciárias.
Para quem ainda não baixou o aplicativo Meu INSS, destacamos que ele pode ser baixado tanto para Android quanto para IOS e proporciona diversos benefícios para você, cidadão.
Vamos entender quais são esses benefícios?
Como baixar o aplicativo?
Como ainda não podemos contar com o retorno do atendimento INSS na forma presencial, vale a pena ficar por dentro dos recursos que o aplicativo Meu INSS pode proporcionar a você, sempre lembrando que, mesmo com a reabertura das agências, ele continuará disponível para a população.
Bom, o app Meu INSS veio para tornar mais simples a solicitação de benefícios já citados anteriormente, como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença, entre outros.
Sabemos que a maioria dos usuários preferem o contato direto com os funcionários, de forma até a esclarecer dúvidas recorrentes, mas diante de toda a situação do vírus, o aplicativo se tornou uma alternativa bastante útil para que essas pessoas não ficassem desamparadas.
Portanto, antes de falar dos benefícios, vamos mostrar o passo a passo para baixar e utilizar o app em seu smartphone.
- O primeiro passo é fazer o download no seu aparelho (seja pela Play Store, para Android ou App Store, para IOS).
Lembrando que o aplicativo é GRATUITO.
Após isso, vamos ao passo seguinte:
- O próximo passo é fazer o seu cadastro no próprio aplicativo (se você já possui login e senha, basta utilizá-los na plataforma).
Feito isso, você está apto a contar com o atendimento INSS, através do aplicativo oficial da entidade.
Viu como é simples?
Quais os benefícios do aplicativo Meu INSS
Conforme já salientamos, o aplicativo não oferece todos os serviços que o atendimento presencial proporciona, mas vale muito a pena saber o que ele, de fato, oferece.
- Agendar atendimento (realização de consulta para saber os trâmites que estão em andamento, fazer outros pedidos, emitir extratos, solicitar aposentadoria e demais benefícios e realizar atualizações cadastrais);
- Solicitar e simular aposentadoria (o aplicativo permite que você preencha um formulário e envie os dados solicitados para pedir a sua aposentadoria, bem como poderá fazer simulações, através de uma ferramenta dentro do próprio aplicativo);
- Solicitar salário-maternidade (com os dados da criança, assim como a solicitação de afastamento, é possível fazer tudo de forma online através do Meu INSS);
- Extrato de pagamento (você pode acompanhar todo o histórico relacionado ao pagamento de benefício, assim como o extrato mensal, referente às movimentações);
- Solicitar pensão (munido com a documentação indicada no próprio app, você pode fazer o pedido de pensão, em caso de morte);
- Agendar perícia.
No final das contas, são muitos os serviços que podem ser executados de uma forma bastante simples e prática, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física da entidade. Seria ideal que, mesmo após o retorno das atividades nas agências, a população começasse a pensar em continuar utilizando desta ferramenta online.
Sabemos que é difícil implantar uma cultura mais voltada para o digital de forma abrupta, principalmente para os usuários mais carentes, porém essa é uma tendência que vem se consolidando em diversos setores da sociedade.
No momento, o mais importante é que, após a retomada das atividades do atendimento INSS presencial, os usuários continuem contando com os benefícios de ter um aplicativo seguro e eficiente, sempre à disposição, para proporcionar muito mais conforto e comodidade aos cidadãos.
Assessoria jurídica
É notória a complexidade que envolve assuntos relacionados a cálculos trabalhistas, de aposentadoria, pensão ou outras demandas as quais o INSS tem competência para resolver.
Além de tudo isso, que está fora do domínio da maioria dos cidadãos, você ainda precisa enfrentar toda burocracia para, enfim, solucionar tudo.
Isso demanda tempo, gera stress e nem sempre você consegue resolver da forma que deveria.
Aliado a tudo isso, o fechamento das unidades em todo o Brasil dificultou ainda mais a resolução de demandas previdenciárias dos cidadãos, até mesmo pelo fato de que uma fatia muito grande dessas pessoas sequer tem acesso ou domínio das ferramentas digitais.
Mas, como sempre existe uma boa alternativa para tudo, você pode contar com o auxílio de especialistas para ter a parceria que precisa no auxílio de todas as suas demandas previdenciárias.
E é justamente isso que uma boa assessoria jurídica pode te proporcionar.
Buscar profissionais competentes para realizar cálculos de forma precisa e atuar frente às burocracias na resolução dos seus problemas é uma ajuda e tanto para você.
Veja abaixo o que a expertise de uma assessoria jurídica especializada pode oferecer:
- Assessoria jurídica trabalhista;
- Cálculo trabalhista;
- Direito da mulher no período de gestação;
- Direito do trabalho.
Não basta ter apenas uma ideia vaga a respeito dos seus reais direitos e buscar no atendimento INSS as respostas para a sua situação.
Afinal, os funcionários da entidade estão aptos a realizarem os serviços os quais competem a eles.
Portanto, cabe a você estar a par dos seus direitos, munido de informações precisas, que uma boa assessoria jurídica pode te proporcionar de forma segura e eficaz.
Previdência costuma ser um assunto chato para quem não é especialista, e é claro que, apesar de ser necessário entender pelo menos o básico, para ter alguma noção na hora de resolver algum problema relacionado à sua previdência, é claro que você não precisa ser nenhum expert
Logo, não hesite em buscar esse tipo de serviço, sempre procure por profissionais de excelência, já consolidados no mercado e prontos para entender a sua real situação e oferecer o melhor direcionamento na resolução dos seus problemas.
Somente assim, você terá em mãos os elementos que serão suficientes para dar entrada no INSS de uma forma muito mais segura, sem aquele tanto de dúvidas que costuma fazer parte do dia a dia das pessoas, com relação às questões previdenciárias.
E lembre-se sempre que quando algo é seu por direito, tenha a plena certeza de que se você não for atrás, ninguém irá se movimentar para resolver para você.
Esperamos ter esclarecido tudo relacionado ao atendimento INSS, de uma forma bem direta e objetiva, para que você consiga resolver as suas demandas com êxito e, se precisar, com a ajuda de profissionais que entendem do assunto.