Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

Recálculo do INSS – O passo a passo para solicitar a sua revisão

Passoapassodecomofazerorecalculodoinss Post (1) - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Recálculo do INSS – O passo a passo para solicitar a sua revisão

Ótima Notícia Para Você Que Tem Interesse Em Solicitar Uma Revisão Nos Cálculos Do INSS. O STJ Decidiu Que Os Segurados Têm Direito À Revisão Da Vida Toda.

Estamos tão preocupados com o presente que às vezes nem nos damos conta de pensar em aposentadoria e nos benefícios que ela irá nos proporcionar no futuro. 

O fato é que o tempo vai passando, as reformas previdenciárias acontecem – como a última em 2019 – e as pessoas ficam sem entender ao certo sobre os seus direitos. 

Por isso, os aposentados e pensionistas devem estar muito atentos à essa nova demanda de recálculo do INSS que vem para beneficiar essas duas categorias, que por muito tempo contribuíram para a previdência social e, talvez, não estejam recebendo valores justos, relativos a esses anos de contribuição. 

Como o STJ decidiu que os segurados possuem direito à revisão, porém, houve recurso do INSS, e este recurso será jugado pelo STF, e no momento estão suspensos todos os processos até a decisão do STF. Mas é necessário entender todo esse processo, para que, aí sim, se possa ingressar com uma ação na justiça, solicitando essa revisão, mesmo sem a decisão do STF. 

Vale a pena ressaltar que essa medida não é para todos os aposentados ou pensionistas. 

A decisão se baseia em pessoas que contribuíram para a previdência, com valores considerados altos, anterior ao mês de julho de 1994. 

Certamente, é uma decisão restrita a um determinado grupo de pessoas, mas que, sem sombra de dúvidas, poderá beneficiar muita gente que se enquadra nesses requisitos. 

Há quem deixe de procurar meios legais para ir em busca de direitos, por imaginarem um cenário moroso, onde o processo se arrasta por muitos anos, mas são muitos os casos em que as decisões favoráveis ocorrem em um curto espaço de tempo. 

É preciso ter uma mentalidade de confiar na justiça e jamais deixar de procurar meios para conseguir reaver o que lhe é de direito. 

Logicamente, para os que ainda não têm alguma experiência com entrada de processo por via judicial, a ideia é que após o ingresso com a ação, você não faça planos com o possível valor que irá receber. 

Isso porque, apesar de ser um valor que seria seu por direito, ele ainda não está na sua conta. 

O conselho aqui é: 

Faça o que for necessário e aguarde a decisão. 

Qual o primeiro passo para saber se você tem direito ao recálculo do INSS? 

A princípio, ler uma notícia, que engloba possíveis benefícios financeiros, faz com que as pessoas não se atentem às especificidades da decisão, como as já mencionadas anteriormente. 

Isso acaba causando uma falsa percepção de que esse tipo de revisão é válido para todos os beneficiários da previdência, o que não é uma verdade. 

Logo, é necessário, antes de qualquer coisa, ser honesto consigo e refletir: 

“Eu tenho, de fato, direito a um recálculo do INSS, baseado na decisão do STJ?” 

Caso positivo, é só seguir em frente. 

Entendendo que o seu caso se enquadra em uma possível revisão de cálculos previdenciários, o ideal é pensar nas medidas cabíveis para solicitar um novo cálculo. 

Após isso, entendendo que tem, de fato, esse direito, é importante buscar auxílio com profissionais competentes, na área de Direito Previdenci