Direito Previdenciário
O que fazer quando seu Pedido de Reconsideração do Benefício do INSS é Indeferido?

Você teve seu pedido de benefício do INSS Indeferido (recusado)? Sabia que você pode entrar com recurso para solicitar uma nova perícia? Mas, e quando o seu pedido de reconsideração do benefício do INSS é indeferido também, o que você pode fazer? Tire suas dúvidas neste artigo…
Quando alguém faz uma solicitação de benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguarda ansiosamente a resposta da instituição. Na maioria das vezes, a quantia será aproveitada para custear despesas fundamentais. Em alguns casos, ao solicitar benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, o cidadão recebe uma resposta negativa do instituto.
Nessas situações, ainda é permitido realizar um Pedido de Recurso (PR). O que fazer quando o pedido de reconsideração do benefício é indeferido? É possível resolver essa situação? Continue lendo o texto para entender melhor sobre o assunto.
Entenda por qual motivo o benefício foi negado
O INSS é o órgão responsável por receber a contribuição previdenciária para manter os benefícios da Previdência Social. De acordo com a Lei 3.807/1960, os benefícios previdenciários são concedidos aos beneficiários da previdência:
“por motivo de idade avançada, incapacidade total ou parcial, tempo de serviço, prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente, bem como a prestação de serviços que visem à proteção de sua saúde e concorram para o seu bem-estar”.
Para ter acesso aos benefícios destinados a pessoas com invalidez, é preciso passar por uma perícia médica. A perícia é feita por um médico disponibilizado pelo INSS e visa investigar se o segurado realmente tem um problema de saúde que o impede de executar a sua atividade de trabalho. O benefício só é concedido após essa confirmação, bem como a análise dos outros documentos e critérios.
Se a resposta for negativa, o segurado pode fazer um pedido de reconsideração se considerar que a decisão da perícia não foi adequada. O prazo para realizar essa solicitação é de 30 dias após da tomada de conhecimento da decisão. Esse pedido torna possível a realização de uma nova avaliação médica.
Veja o que pode ser feito quando o pedido de reconsideração do benefício do INSS é indeferido
Como já foi dito, o pedido de reconsideração permite que o segurado realize novamente a avaliação médica. Entretanto, é possível que o resultado desse pedido seja novamente negativo, é o que chamamos de pedido de reconsideração do benefício do INSS Indeferido.
Quando isso acontece existem duas opções. A primeira é aceitar o indeferimento e conti