Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

Veja quem tem direito à licença- maternidade em 2021 e saiba quais as condições!

Veja Quem Tem Direito A Licenca Maternidade Em 2021 E Saiba Quais As Condicoes 1 - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Veja quem tem direito à licença- maternidade em 2021 e saiba quais as condições!

Quem tem direito à licença maternidade em 2021?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal garantem o direito ao afastamento remunerado às trabalhadoras, em razão de gravidez, adoção e aborto legal.

Esse benefício é conhecido como licença-maternidade e é concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Com exceção do aborto, o prazo da licença é de 120 dias, porém, o prazo pode ser estendido pelo projeto “Empresa Cidadã” que possibilita a prorrogação da licença por mais 60 dias.

Neste caso, a gestante deve fazer o pedido à empresa em que trabalha, caso a mesma faça adesão ao programa.

Diante da importância desse assunto, elaboramos este artigo com todas as informações sobre a licença-maternidade e quem tem o direito de solicitá-la em 2021.

Por isso, continue acompanhando!

Quem têm direito? 

Esse direito é voltado às trabalhadoras que fazem contribuições à Previdência Social e, para comprovar o pedido, é necessário apresentar atestado médico.

No entanto, as trabalhadoras em situação de desemprego, além daquelas que são informais e empreendedoras também podem fazer o pedido ao INSS, desde que estejam em dia com as suas  contribuições mensais, sendo necessário ter pelo menos 10 meses de carência.

No caso daquelas que estão em situação de desemprego, é preciso ter cinco meses de contribuição antes de pedir a licença.

Veja quando o benefício é concedido:

Parto antecipado: os mesmos direitos são garantidos quando acontece a antecipação do parte, recebendo o mesmo período de licença de 120 dias, como prevê a legislação.

Falecimento da mãe: neste caso, o benefício é concedido ao pai da criança, podendo se afastar de suas funções sem prejuízo em sua remuneração.

Assim, o pai terá direito aos 120 de afastamento ou se acontecer após alguns dias do parte, é contabilizado o direito de afastamento ao pai pelo prazo restante.

Adoção ou guarda judicial: as mulheres que se tornam mães por meio de processos de adoção, também possuem o direito à lic