Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

Tipos de aposentadoria – Quais são?

Tipos De Aposentadoria - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Tipos de aposentadoria – Quais são?

Após anos contribuindo com a previdência, todo trabalhador deseja se aposentar. Entretanto, existe mais de um tipo de aposentadoria e é necessário saber em qual você se encaixa. 

A aposentadoria, que nada mais é do que o dinheiro recebido quando se deixa de trabalhar após anos contribuindo com a previdência social, tem 5 tipos que devem ser compreendidos para que você consiga definir qual é o mais adequado para você.

Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos de aposentadoria existentes e quais os pré-requisitos para cada uma delas. 

Confira!

1. Aposentadoria por tempo de contribuição 

A aposentadoria por tempo de contribuição é a mais simples de se entender como funciona. 

Nela, não existe uma idade mínima e sim, como o próprio nome indica, o tempo que o indivíduo tem contribuído. 

Para conseguir se aposentar através desse tipo, é preciso ter 35 anos de contribuição no caso de homens e 30 anos no caso de mulheres.

2. Aposentadoria por idade

Caso o contribuinte não possua o tempo necessário para solicitar aposentadoria por tempo de contribuição, é possível, se tiver pelo menos 15 anos de contribuição, solicitar a aposentadoria por idade, sendo 62 anos para as mulheres (considerando a reforma da previdência) e 65 anos para os homens.

3. Aposentadoria por invalidez 

A aposentadoria por invalidez é solicitada por trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho, ou até mesmo no trajeto para o mesmo, ou ainda, que sofrem de doenças que os impossibilitam de exe