Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

13º do aposentado, abono salarial, empréstimo: o que muda com o coronavírus

91050176 1909228849207582 7615123048991031296 N - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - 13º do aposentado, abono salarial, empréstimo: o que muda com o coronavírus

O governo brasileiro tem tomado medidas para tentar minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia de coronavírus.

Entre as mudanças anunciadas estão a antecipação de abono salarial e do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a criação de um voucher (cupom) para trabalhadores sem carteira assinada e mais dinheiro para o Bolsa Família.

Veja o que muda com a pandemia:

Voucher para trabalhador sem carteira assinada

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo liberará R$ 15 bilhões em benefícios de até R$ 200 para trabalhadores informais e autônomos por três meses. Segundo ele, serão contemplados trabalhadores que estão inscritos no Cadastro Único e não recebem benefícios sociais.

Guedes declarou que os trabalhadores receberão os recursos na Caixa e no INSS, mas não deu detalhes sobre como o processo será feito.

Antecipação do 13º de aposentados

Geralmente, as duas parcelas do 13º de aposentados e pensionistas são pagas no segundo semestre. Por causa do coronavírus, o governo vai antecipar as duas parcelas e pagá-las até maio

A medida ainda depende de um decreto presidencial para ser oficializada.

Agências do INSS fechadas por 15 dias

Portaria publicada na quarta (18) suspendeu o atendimento em agências do INSS por 15 dias. Segundo o órgão, apenas atendimentos já agendados para três serviços essenciais continuarão sendo prestados:

  • Cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais
  • Perícias médicas previdenciárias
  • Avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais

De acordo com o INSS, segurados que estavam com agendamento programado para outros serviços terão uma nova data de atendimento. O instituto diz que informará os segurados a nova data, sem a necessidade de um novo agendamento.

<