Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

Você é aposentado ou pensionista? Veja como realizar a sua prova de vida de forma simplificada!

voce-e-aposentado-ou-pensionista-veja-como-realizar-a-sua-prova-de-vida-de-forma-simplificada - Você é aposentado ou pensionista? Veja como realizar a sua prova de vida de forma simplificada!

Entra em vigor a prova de vida simplificada para 700 mil beneficiários

A prova de vida simplificada começou a valer nesta segunda-feira e é destinada a 700 aposentados, pensionistas, anistiados políticos civis e seus pensionistas incluídos.

O Ministério da Economia anunciou que já está valendo as regras da Portaria nº 244 e da Instrução Normativa nº 45, publicadas em 17 de junho de 2020 no Diário Oficial da União, que simplificam a prova de vida para mais de 700 mil aposentados e pensionistas da União que recebem seus benefícios por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

As medidas se aplicam também a anistiados políticos civis e seus pensionistas incluídos na Lei 10.559 de 13 de novembro de 2002. A nova legislação autoriza a utilização de novas tecnologias, como a comprovação de vida pela biometria em aplicativos mobile e em terminais de autoatendimento bancário.

Segundo a pasta, isso permitirá que os beneficiários, ainda que estejam no exterior, sem condições de deslocamento ou mesmo sem um local próximo para realizar a prova de vida, possam ter acesso ao serviço a qualquer hora e em qualquer lugar.

Diante dessas normativas, o beneficiário continuará com a obrigatoriedade de realizar a comprovação de que está vivo, mas as demais atualizações cadastrais ocorrerão pelos canais remotos de autosserviço – o aplicativo Sigepe mobile e o Portal do Servidor.

Além disso, a partir da vig