Aposentadoria por idade para quem nunca contribuiu – veja como funciona

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Veja Como Funciona A Aposentadoria Por Idade Para Quem Nunca Contribuiu Com O Inss Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

Muitos brasileiros que não contribuíram para a Previdência Social tem dúvidas sobre a possibilidade da aposentadoria por idade – saiba como funciona

Muitos brasileiros que não contribuíram com o INSS, mas têm mais de 60 anos de idade, se perguntam como podem se aposentar? 

Esta é uma pergunta comum, e por isso, este artigo fornecerá todas as informações necessárias sobre a aposentadoria por idade para aqueles que nunca contribuíram para o INSS.

Se você quer saber sobre o assunto, leia o nosso artigo até o fim!

Entenda a aposentadoria por idade 

A aposentadoria por idade é o tipo de aposentadoria dada aos funcionários que, após um período específico de trabalho, preencheram os requisitos para solicitar a aposentadoria. 

Conforme os regulamentos, para ser qualificado para a aposentadoria por idade, deve haver evidência de um período mínimo de contribuição à Previdência Social. Este período de contribuição é demonstrado quando as empresas transferem pagamentos ao INSS ou quando um indivíduo opta por contribuir voluntariamente, utilizando o Formulário de Previdência Social. 

Consequentemente, a aposentadoria por idade é um privilégio para aqueles que fizeram contribuições ao longo de suas vidas. 

Mas como o assunto aqui é sobre quem nunca contribuiu, vamos entender como isso fica?

Aposentadoria por idade para quem nunca contribuiu

Como já mencionado, para receber esse tipo de aposentadoria é preciso demonstrar um certo tempo tendo feito contribuições, correto?

Geralmente, este tempo é calculado com base nos pagamentos enviados ao INSS, seja por deduções na folha de pagamento e transferências do empregador, ou através de pagamentos individuais. 

No entanto, o sistema de seguridade social distinguiu os trabalhadores em que estão envolvidos em atividades que são distintas daquelas realizadas nas áreas urbanas, rotulando-os como segurados especiais.

Conforme a lei, a pessoa elegível para o seguro especial é alguém que reside em uma área rural ou em um conglomerado urbano/rural, sendo empregado independentemente, ou como membro da família em sua situação atual.

Estas incluem, por exemplo, produtores rurais; índios de comunidades indígenas reconhecidas pela FUNAI; trabalhadores autônomos de garimpo; pescadores artesanais que utilizam pequenas embarcações em regime de economia familiar; familiares dos segurados especiais, como cônjuges, companheiros, filhos maiores de 16 anos e indivíduos considerados filhos dos segurados especiais que não recebem sua própria renda. 

Como não é necessário pagar contribuições ao INSS, o valor da aposentadoria será equivalente a um salário mínimo.

Com exceção daqueles que estão cobertos por uma cobertura especial, o INSS não oferece nenhuma pensão de aposentadoria para aqueles que nunca fizeram uma contribuição.

Isto porque a previdência social se baseia no conceito de contribuir com uma certa quantia durante um período, em troca de benefícios de aposentadoria no futuro.

Portanto, se uma pessoa não tiver contribuído, o INSS não proporcionará nenhum benefício.

No entanto, o Governo Federal oferece alguns benefícios sociais para um determinado segmento da população, sem nenhuma exigência de pagamento ou contrapartida.

Um desses benefícios é o BPC – um benefício contínuo, por exemplo.

O ideal é que o cidadão procure o auxílio de um profissional para auxiliar sobre seus direitos e como os garantir.

Veja mais sobre aposentadoria, leia também: 

Conte com a Macedo Advocacia para se aposentar com segurança e garantir todos os seus direitos 

Se você deseja que sua aposentadoria seja examinada para garantir que seus direitos sejam mantidos, Macedo Advocacia está aqui para lhe ajudar. 

Nosso escritório é bem versado em direito previdenciário e está pronto para fornecer a assistência de que você precisa para receber seu benefício de forma justa. 

Conheça todos os Benefícios Previdenciários e saiba como garantir o seu direito de ser amparado.

Esperamos seu contato em breve!

CLIQUE AQUI PARA AUXÍLIO DA MACEDO COM A SUA APOSENTADORIA

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem-recorte-home-CTA-Assessoria-Jurídica-em-São-Paulo

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
O cálculo de aposentadoria não é tão simples, mas é…
Cresta Posts Box by CP
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?