Ícone do site Escritório de Advocacia para Aposentados em São Paulo – SP

Previdência privada – Como funciona?

Aprenda A Planejar A Sua Previdnecia Privada Agora Mesmo Post (1) - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

Guia da previdência privada para que você garanta o seu futuro com um planejamento impecável! 

Saiba tudo que você precisa para organizar a sua previdência privada, garantir a sua aposentadoria e ainda driblar o IR

A previdência é um assunto de extrema importância na vida de todos, ainda que a devida atenção, muitas vezes, só seja dada em uma idade mais avançada. 

Contudo, com a Reforma da Previdência e a realidade trabalhista que muitos brasileiros vivem, quanto antes um bom planejamento para aposentadoria for feito, mais garantido é o futuro. 

A previdência precisa ser vista como uma garantia para o futuro, um fundo que irá permitir o usufruto da melhor idade de forma tranquila e com recursos para se manter… 

Para isso, muitas vezes, apenas a contribuição com o INSS não é o suficiente, especialmente porque muitas pessoas acabam recebendo na aposentadoria pelo INSS menos do que costumavam ganhar quando trabalhavam, o que causa um declínio no nível de qualidade de vida. 

Neste cenário, a previdência privada é um recurso muito importante, que, quando bem planejado, se torna a segurança para um futuro tranquilo de aposentadoria. 

Por isso, ao longo deste artigo, falaremos sobre como planejar adequadamente uma previdência privada e evitar que o Imposto de Renda seja um problema. 

A importância da previdência privada 

Todo trabalhador sob regime CLT automaticamente contribui para o INSS e, consequentemente, terá acesso à aposentadoria no futuro, de acordo com as regras de aposentadoria. 

Contudo, essa não é a única forma de garantir a aposentadoria, pois, a previdência privada é justamente uma alternativa para poupar dinheiro para esse período da vida, sendo que consiste em uma poupança com essa finalidade. 

A previdência pode ser aplicada de duas formas:

Em ambas as situações, é muito importante para conseguir ter mais controle sobre a sua aposentadoria no futuro. 

Contudo, para que a utilização da previdência privada seja algo efetivo e que te proporcione uma real segurança, é preciso de um planejamento minucioso, para garantir que você consiga ter o futuro que almeja. 

Esse planejamento é um pilar para conseguir organizar todo o seu futuro de forma adequada, e vamos te ajudar, ao longo dos próximos tópicos, a como estruturar esse pilar.

Como realizar um planejamento de previdência privada? 

O planejamento de previdência privada é algo a longo prazo que, quanto antes for iniciado, melhor será. 

O seu plano precisa considerar diversos aspectos, como:

Portanto, é muito importante dedicar tempo para elaborar o seu planejamento, especialmente porque ele precisa ser personalizado de acordo com a sua realidade e com seus planos futuros. 

Dessa forma, preparamos um guia completo para te auxiliar com isso. 

Guia para planejar a previdência privada 

O primeiro passo é optar pela previdência privada como mais uma forma de garantir a sua aposentadoria. 

Além disso, é importante ressaltar que não existe um único momento certo para isso. Claro que quanto antes melhor, porém, mesmo já tendo anos de trabalho, não é tarde para investir em uma previdência privada e encontrar a melhor forma de promover um futuro de segurança financeira para você. 

Com a aplicação do guia que preparamos para você, planejar a previdência privada em qualquer momento da vida se tornará muito mais simples e adequado para o seu futuro.

Com isso evidenciado, os passos que vamos mencionar a seguir são decisivos para um planejamento preciso e eficiente. 

#1 – Escolha da instituição

Além dos bancos, têm instituições que são voltadas especialmente para isso e que são opções viáveis. 

Sendo assim, a primeira coisa é dedicar tempo para pesquisar, realizar comparações, identificar a opção que oferece mais vantagens e que você sente mais segurança em realizar a sua previdência privada. 

Essa é uma etapa que demanda um certo tempo, mas é muito importante para evitar futuras dores de cabeça. 

Portanto, busque por referências, analise feedbacks, compare e faça uma escolha adequada para você. 

#2 – Defina quanto será dedicado para a previdência privada 

Dentro da sua atual realidade, é preciso definir um valor que você consiga guardar com consistência para a sua previdência privada.

Claro que esse valor pode ser alterado de acordo com as suas condições, contudo, o ideal é ter uma consistência para conseguir garantir que tudo estará em dia e você terá recursos o suficiente no futuro. 

Para isso, uma análise das suas próprias finanças é fundamental para conseguir entender quais são as suas atuais possibilidades e quanto pode ser direcionado para esse fim. 

O valor que será dedicado para essa finalidade deve levar em consideração também o momento que você começou a poupar na previdência privada. 

Quando se inicia cedo, os valores iniciais podem ser mais baixos e aumentar conforme progressão profissional, entretanto, se você já está mais próximo da aposentadoria, é importante pensar em um valor mais elevado, dentro da sua realidade financeira.

#3 – Projete os seus objetivos futuros 

O que você espera da sua aposentadoria?

Muito mais do que parar de trabalhar, a aposentadoria deve ser um momento de colocar em prática objetivos e sonhos que promovam lazer, descanso e experiências que não puderam ser plenamente aproveitadas durante anos de trabalho. 

Projetar os seus objetivos futuros é importante para que você tenha uma perspectiva do quanto precisará poupar em sua previdência privada ao longo da vida para conseguir cumprir com esses objetivos da forma que almeja. 

Assim, você consegue até mesmo categorizar o seu planejamento em objetivos e dedicar valores do investimento realizado na previdência social para cada objetivo que você tem, o que auxilia a garantir que você cumpra com todos eles.

Sendo assim, é importante fazer essa projeção em seu planejamento. 

#4 – Atenção com o contrato 

Como mencionamos anteriormente, a previdência privada é um investimento no seu futuro de longo prazo, ou seja, você pode ficar mais de 30 anos com esse objetivo e é preciso que o contrato com a instituição escolhida garanta os seus direitos. 

Ter atenção com o contrato estabelecido é fundamental para evitar surpresas e dores de cabeça futuras que podem prejudicar significativamente os planos para a sua aposentadoria. 

A análise do contrato deve ser feita com o suporte de um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário, de forma a garantir a sua segurança e a segurança do seu futuro. 

A clareza na relação contratual é, inclusive, um ponto a se levar em consideração quando se realiza a escolha da instituição que irá te acompanhar durante esse período. 

#5 – Entenda sobre a portabilidade 

Apesar de o intuito sempre ser evitar problemas com a instituição e não precisar passar por um processo de migração, muitas coisas podem ocorrer ao longo dos anos, e estar preparado para fazer a portabilidade da sua previdência privada é fundamental. 

Assim, você evita que qualquer problema prejudique todo o seu planejamento e investimento em seu futuro e consegue ter mais segurança. 

Inclusive, é importante que questões referentes à portabilidade estejam devidamente evidenciadas em contrato para que você evite complicações na realização de todo o processo de portabilidade.

#6 – Acompanhe as novidades 

Mesmo que não impactem diretamente no seu plano de previdência privada, estar a par das novidades previdenciárias é importante para entender as atualizações referentes ao assunto. 

Assim, você se mantém atualizado sobre tudo que ocorre e caso alguma novidade impacte diretamente a previdência privada, você já tem todo o conhecimento do que vinha acontecendo previamente para entender as mudanças e saber como lidar com elas de forma adequada. 

Por isso, se mantenha acompanhando as principais notícias sobre o assunto e, para isso, basta acompanhar o nosso blog, pois estamos sempre trazendo os assuntos mais relevantes e as novidades para você.

#7 – Tenha alternativas em seu planejamento 

Ainda que o planejamento esteja sendo feito voltado para a previdência privada, é importante manter como objetivo central a sua aposentadoria e, com isso, ter alternativas para potencializá-la. 

Algumas sugestões para isso são:

Com alternativas em seu planejamento, você garante que os objetivos que você estabeleceu para o seu futuro possam ser realizados e, de fato, você usufrua da sua aposentadoria da melhor forma possível. 

Especialmente para quem inicia cedo, pensar em alternativas como essas, que vão somar nos recursos que você terá disponível no futuro, é de extrema importância.

#8 – Acompanhe sua previdência 

A previdência privada não deve ser iniciada e deixada de lado, com você tendo a plena confiança de que no futuro simplesmente irá usufruir tranquilamente de tudo… 

Claro que não necessariamente problemas irão ocorrer, contudo, manter um acompanhamento constante e preciso é fundamental para conseguir identificar qualquer divergência e resolvê-la o quanto antes para que não prejudique seu futuro. 

Dessa forma, se programe para acompanhar periodicamente a sua previdência e não hesite em contar com profissionais da instituição escolhida para esclarecer dúvidas, resolver questões, entre outras necessidades que possam surgir em sua previdência.

Previdência privada vs Imposto de Renda

Quando se fala em previdência privada, existe uma dúvida em relação ao impacto que isso gera no Imposto de Renda, que precisa ser pago para que você não tenha problemas fiscais. 

 

E a boa notícia é que é possível usufruir de benefício fiscal em relação ao IR quando se investe na previdência privada. 

 

Contudo, isso depende da escolha de modalidade de plano aberto da previdência privada, entre o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). 

Na escolha do PGBL é possível deduzir até 12% do Imposto de Renda sobre os tributos do ano. Essa é uma boa escolha para quem opta pela declaração completa do IR.

Já o VGBL é mais indicado para quem opta pela declaração simplificada, onde é possível conseguir 20% de dedução do IR. 

Ou seja, a previdência social não é um problema para a questão fiscal da declaração de Imposto de Renda, que precisa ser realizada para garantir a sua conformidade. 

Os impactos de 2020 na previdência privada 

2020 está marcado na história como um ano de muita turbulência na saúde, nas finanças e na sociedade como um todo, e os impactos refletem em todas as áreas. 

Com a dificuldade financeira que se instaurou com toda a recessão econômica decorrente da pandemia, muitas pessoas não enxergam a previdência privada como uma prioridade para agora. 

Entretanto, se possível, reforçar o planejamento da previdência privada agora é essencial. 

Todo o impacto que 2020 causou é a demonstração prática de como a estabilidade pode ser abalada de forma abrupta e, sem um bom planejamento em curso, diversos objetivos podem ser comprometidos. 

Por isso, ainda que com valores menores sendo dedicado mensalmente à previdência privada, agora segue sendo o momento de pensar nessa questão para que o seu futuro esteja devidamente garantido. 

Comece o quanto antes! 

Com tudo que apresentamos até aqui, um ponto que precisa ficar claro é que, quanto antes o seu planejamento e investimento na previdência privada começar, mais você conseguirá poupar e mais tranquilidade terá em relação ao seu futuro. 

Por isso, comece o quanto antes, ainda que com valores que não pareçam tão expressivos agora. A antecedência é um ponto extremamente valioso quando se trata da aposentadoria e do pleno usufruto dela. 

Sendo assim, utilize o guia que disponibilizamos, coloque cada etapa em prática e preze pela tranquilidade do seu futuro. 

Conte com especialistas

Sabemos bem que a questão previdenciária como um todo, desde o INSS até a previdência privada, gera muitas dúvidas, que devem ser sanadas com o apoio de especialistas no assunto. 

Portanto, não hesite em contar com profissionais de direito previdenciário que poderão te direcionar para a plena compreensão do assunto, tudo de acordo com a legislação, e te auxiliarão a garantir um futuro tranquilo de aposentadoria. 

O apoio de especialistas é a sua segurança para ter informações e direcionamentos adequados, que irão ser benéficos para o seu futuro previdenciário. 

Por isso, procure por advogados para te dar suporte e, para isso, você também pode falar conosco. 

QUERO ME APOSENTAR!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile