Há cerca de um mês, aqui no blog, respondemos aos questionamentos dos leitores sobre a liberação do BPC e do auxílio doença sem perícia médica.
Atualmente, a dúvida que paira no ar sobre o tema diz respeito ao formato do atestado para obter o acesso ao benefício dentro do sistema de PERÍCIA INDIRETA.
O informe inicial à população dizia que essa medida valeria até o dia 30 de abril. Pois bem, cá estamos e com boas notícias: enquanto durar o regime de quarentena para atendimento presencial no Instituto Nacional do Seguro Social, o modelo de serviço seguirá valendo.
Ou seja, nada de aglomerações em filas intermináveis.
Visando ajudar-lhe auxiliar a encarar o desafio que sempre enfrenta-se em qualquer solicitação de direitos feita ao órgão, trouxemos para você o passo a passo para fazer tudo certo.
E lembre-se sempre: se o seu pedido for negado, você poderá recorrer judicialmente. Os advogados especialistas em direito previdenciário da CMP Advocacia podem lhe auxiliar no que for preciso. Não deixe de agendar a sua consulta.
Uma atualização bem-vinda no momento: ampliação da renovação automática
As agências do INSS estão fechadas, em razão da pandemia que assola o País. Sendo assim, o órgão decidiu, para o bem da população, pela prorrogação automática do auxílio doença. Esse é o comunicado mais recente sobre medidas acerca do tema, divulgada pelo Diário Oficial da União.
Se antes, o segurado estava sujeito ao limite de até duas renovações automáticas, a partir de agora esse número aumenta para seis.
E NÃO, NESSES CASOS NÃO É NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DE QUALQUER DOCUMENTO!
Todos os beneficiários que solicitaram mais tempo a partir de 12 de março de 2020, além dos que já estavam agendados, serão contemplados com a decisão.
Como enviar atestado médico pelo meu INSS, dentro da Perícia Indireta?
Você tem duas opções para fazer a Perícia Indireta: acessar o Meu INSS através do site ou fazer o download do aplicativo.
Feito? Vamos lá!
1 – Cadastrando seus dados
Para criar uma nova conta, vá em “Agendar Perícia”, preencha seus dados e clique em “Não sou um Robô”. A tela a seguir pedirá que você escolha entre as opções “Perícia Inicial” e “Prorrogação de Perícia”. Escolha a primeira delas. Conforme dissemos anteriormente, se você se enquadra na situação de renovação, não há necessidade de preencher nada no momento.
2 – Responda à pergunta para ter acesso à Perícia Indireta
Com o atestado médico em mãos, responda “SIM” ao questionamento padrão que consta no passo a passo. Alertamos que não há como fazer a solicitação sem esse documento.
3 – Inserindo os documentos no sistema
Após avançar, a tela fará duas exigências: anexar documento de identificação e atestado médico. Através da câmera do seu celular, capture as imagens de ambos, faça o upload e clique em anexar.
Um alerta:
Além de conter a assinatura do médico, o papel deverá estar legível, sem rasuras e indicar o período de afastamento do trabalhador.
4 – Selecionando a agência
Mesmo que você não apresente-se fisicamente nas agências, é preciso selecionar o local. A burocracia diz respeito apenas a respeito de onde o benefício será mantido.
5 – Finalizando a solicitação
Clique na caixa indicativa de que você “declara que leu e concorda com as informações”. Depois de todas essas etapas, gere seu comprovante e salve-o.
O INSS negou seu auxílio-doença durante a Perícia Indireta?
Depois de fazer todo o cadastro, seu benefício ainda não está garantido. Um médico-perito fará a análise sobre o documento que atesta a incapacidade e o período indicado de afastamento, no formato de Perícia Indireta.
Fonte: Jornal Contabil