Escritório de Advocacia para Aposentados em São Paulo – SP

O que fazer quando o pedido de aposentadoria for negado?

Minha aposentadoria foi negada. O que fazer?

O momento de receber o benefício do INSS é um muito esperado pelo contribuinte que precisa desse valor, mas, se o pedido for negado, você sabe o que fazer?

Muitas pessoas trabalham por anos e anos, acumulando tempo de contribuição e esperando o dia em que finalmente poderão se aposentar. Alguns outros cidadãos precisam da aposentadoria por questões de saúde frágil. No entanto, nem sempre tudo sai como o planejado e, às vezes, o pedido de aposentadoria é negado.

Isso pode acontecer por diversos motivos, desde problemas na documentação até erros cometidos pelo próprio cidadão. Se você se enquadra nessa situação e não sabe o que fazer, este artigo foi feito para você!

Continue a leitura do artigo e saiba o que fazer se sua aposentadoria tiver sido negada.

Se quiser saber um pouco mais sobre aposentadoria, leia também o artigo que listamos abaixo:

Veja Como Funciona A Aposentadoria Por Idade Para Quem Nunca Contribuiu Com O Inss Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

Por que o pedido de aposentadoria é negado?

Como já mencionado, o pedido de aposentadoria pode ser negado por diversos motivos, mas, dentro dos mais recorrentes estão:

Aposentadoria por tempo de contribuição, especial e o auxílio-doença são benefícios frequentemente negados. 

Para receber o benefício de auxílio-doença, um segurado deve passar pela perícia de um médico do INSS que avaliará se ele atende aos requisitos para receber o pagamento. Estes médicos não são especialistas, ou seja, não possuem os conhecimentos necessários para fazer uma avaliação em pacientes com determinadas doenças.

A aposentadoria especial e por tempo de contribuição, por outro lado, requer uma maior quantidade de documentos, como relatórios de contribuição, carteira de trabalho e outros.

O que fazer se o pedido de aposentadoria for negado?

Se você recebeu a notícia de que o seu pedido de aposentadoria foi negado, é extremamente importante que você consulte um advogado especialista em direito previdenciário para se certificar de que a recusa foi justificada. 

Contar com um advogado é essencial a fim de que você saiba quais vias tomar para solucionar a questão, pois, o profissional de direito irá analisar as nuances de seu caso, entender o motivo da recusa e apontar a melhor solução.

Entre os caminhos possíveis, estão:

Aceitar a recusa

Essa não é uma opção para quem precisa do benefício, por isso vamos explicar como o processo pode ser feito com recurso administrativo e ação judicial.

Recorrer por de recurso administrativo

Esta é uma forma proposta para “facilitar” a concessão do pedido de benefício caso ele seja negado. A pessoa que teve o benefício negado deve, de forma detalhada, explicar por que deve ser concedido o benefício e por que ele foi negado.

Entrar com uma ação judicial

Você pode entrar com uma ação judicial após a negação do INSS para obter uma decisão equitativa da previdência social. Um advogado da previdência social pode entrar com uma ação judicial após a negação do INSS, mesmo que você não tenha entrado com um recurso administrativo.  O advogado recalculará e tentará encontrar a melhor solução para conseguir assegurar o seu direito.

Veja também:

Pedido de aposentadoria negado? Conte com a Macedo Advocacia para solucionar esse problema

A Macedo Advocacia possui profissionais qualificados para auxiliar na luta pelo direito à aposentadoria. Eles avaliarão o caso, verificando se todos os procedimentos legais foram seguidos e analisaram cada aspecto para garantir que o seu pedido seja aceito pela Previdência Social. 

Por mais que o pedido de aposentadoria seja negado, não se acanhe e busque orientação especializada. A Macedo Advocacia está à disposição para solucionar qualquer problema que envolva seu Pedido de Aposentadoria visando que você possa garantir o seu direito.

Entre em contato conosco agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA TER O APOIO ESPECIALIZADO PARA SOLICITAR A SUA APOSENTADORIA

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile