Ícone do site Escritório de Advocacia para Aposentados em São Paulo – SP

Jornada de trabalho – Como definir para seus funcionários?

Jornada De Trabalho Como Definir Para Seus Funcionarios - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

Para que sua empresa funcione e cresça, é preciso ter o apoio de colaboradores que estarão trabalhando com você na construção de um negócio de sucesso, para isso, é preciso garantir boas condições de trabalhos para seus funcionários, como a definição adequada da jornada de trabalho.

É preciso sempre garantir que seus deveres para com os funcionários estejam sendo cumpridos, evitando, assim, processos trabalhistas e promovendo a realização dos direitos de seus funcionários. 

A jornada de trabalho deve ser definida dentro da Lei e de forma que seja benéfica tanto para a empresa quanto para o funcionário. 

Ao longo do artigo, vamos mostrar como definir a jornada de trabalho de seus funcionários para que não ocorram problemas futuros. 

Continue lendo e confira!

O que é a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho trata do tempo que um funcionário irá passar prestando serviço para a sua empresa. A quantidade de horas de uma jornada de jornada de trabalho é prevista por Lei e pode variar dependendo do trabalho exercido. 

Sendo assim, é preciso conhecer o que é aplicável em sua empresa, garantindo o bom funcionamento da mesma, prezando, também, o bem estar do funcionário.

Como funciona? 

A Constituição diz que o limite máximo de uma jornada é de até 44 horas semanais e 8 horas diárias. Pode ser acordado um número menor de horas – 6 horas, por exemplo – se for vantajoso para ambas as partes. 

Se um trabalhador prestar serviço por um número de horas superior ao permitido, é considerado hora extra, que deve vir acompanhado de remuneração extra para o funcionário. Entretanto, é importante se atentar ao fato de que não é permitida a realização de mais de 2 horas extra por dia

Em alguns casos, como jovens aprendizes e estagiários, o limite é de 4 à 6 horas diárias de trabalho.

Qual a importância da definição para seus funcionários? 

A jornada de trabalho define o tempo que o trabalhador estará a disposição das atividades da empresa, ou seja, é essencial que seja um tempo hábil para a realização das tarefas, de forma que não prejudique a saúde mental e física do funcionário. 

É importante, também, para se manter em dia com a legislação, garantindo que sua parte como empregador esteja sendo feita, não dando brecha para processos trabalhistas. 

Como definir corretamente? 

Realizar a definição da jornada de trabalho pode gerar diversas dúvidas. Para isso, é crucial compreender bem o que a Legislação diz, o que pode ser feito com segurança ao se ter o auxílio de um advogado que compreenda o assunto. 

O suporte de um escritório de advocacia é crucial para que não ocorram erros e os direitos trabalhistas de seus funcionários sejam cumpridos. Ter esse suporte é investir na segurança de um futuro sem prejuízos com processos. 

Gostou do conteúdo do artigo e quer suporte para definir a jornada de trabalho de seus funcionários? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar em tudo que for possível!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile