Atualizado em abril de 2023
Apresentamos, neste artigo, algumas dicas essenciais para que tenha seu pedido de aposentadoria aceito. Confira tudo agora mesmo!
Se está pensando em realizar seu pedido de aposentadoria, sabe o quanto o processo pode ser complexo e burocrático.
Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
Apresentamos algumas dicas para simplificar todo o procedimento e garantir que tudo seja feito de maneira correta e eficiente.
Portanto, leia nosso material para entender mais sobre o que precisa ser feito!
5 dicas para ter seu pedido de aposentadoria aceito
Para ter o pedido de aposentadoria aceito pelo INSS, é importante seguir algumas dicas:
- Verifique os requisitos: antes de fazer o pedido, verifique se você atende aos requisitos necessários para a aposentadoria — esses requisitos podem variar de acordo com o tipo de aposentadoria (por idade, tempo de contribuição, entre outros);
- Reúna a documentação correta: certifique-se de ter todos os documentos necessários em mãos, como RG, CPF, comprovantes de trabalho e de contribuição ao INSS — a falta de algum documento pode atrasar o processo ou levar à negativa do pedido;
- Esteja com as contribuições em dia: mantenha suas contribuições ao INSS em dia para evitar problemas com o reconhecimento do tempo de contribuição;
- Peça ajuda especializada: considere contratar um advogado ou um consultor especializado em previdenciário para orientá-lo durante o processo e garantir que tudo seja feito de forma correta e eficiente;
- Acompanhe o processo: fique atento ao andamento do processo de seu pedido de aposentadoria e, se necessário, apresente recursos ou informações complementares para melhorar seu pedido.
Como verificar o andamento do processo referente ao pedido de aposentadoria?
Para verificar o andamento do processo de pedido de aposentadoria, é possível acessar o site ou o aplicativo “Meu INSS”, utilizando o número do seu CPF e uma senha previamente cadastrada.
No “Meu INSS”, é possível acompanhar o status do seu pedido, verificar se há alguma pendência de documentos, além de consultar informações sobre benefícios, extratos previdenciários e agendamentos.
Caso prefira, também é possível verificar o andamento do pedido de aposentadoria por meio do telefone 135, da Central de Atendimento do INSS. Nesse caso, é necessário informar o número do seu CPF e aguardar o atendimento por um dos atendentes.
Saiba mais sobre o pedido de aposentadoria nos artigos a seguir:
Quais os documentos necessários para realizar o pedido de aposentadoria?
Os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria incluem:
- Documento de identificação, como RG e/ou CPF;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência atualizado;
- Registros do INSS;
- Comprovante de atividade rural, caso seja o caso.
É importante lembrar que a lista de documentos pode variar de acordo com o tipo de aposentadoria e a situação do segurado, por isso é recomendável consultar um advogado previdenciário para obter orientações específicas.
Evite problemas com seu pedido de aposentadoria com os profissionais da Macedo Advocacia
Contar com o apoio de profissionais especializados nessas questões é fundamental para evitar maiores problemas com sua solicitação e garantir que todo o processo seja feito corretamente.
Nós, da Macedo Advocacia, contamos com um serviço voltado ao pedido de aposentadoria e um time altamente capacitado para te orientar durante as etapas, desde a escolha do tipo adequado até a apresentação dos documentos necessários.
Também podemos auxiliar com o cálculo para conhecimento do valor de seu benefício, a fim de identificar possíveis erros por parte do INSS.