Segurados que estão sem participar do Programa de Reabilitação Profissional do INSS não terão benefícios suspensos!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Segurados Que Estão Sem Participar Do Programa De Reabilitação Profissional Do Inss Não Terão Benefícios Suspensos! Macedo - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

INSS: benefícios não serão suspensos por falta de reabilitação profissional

O Programa de Reabilitação Profissional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi criado para auxiliar os segurados a retornar ao mercado de trabalho. O procedimento é obrigatório, então, quem não participa tem seu benefício suspenso.

No entanto, diante das dificuldades causadas pela pandemia, o bloqueio dos benefícios continua suspenso. É o que determina a portaria 1.321, publicada nesta segunda-feira, 5, no Diário Oficial da União.

A nova prorrogação se estende por mais duas competências, então, durante os meses de julho e agosto os segurados que não participarem do programa não deixarão de receber o seu benefício.

Segundo o INSS, essa prorrogação pretende garantir a segurança dos segurados e dos servidores, então, se você quer saber se essa prorrogação se aplica à seu caso, continue conosco e entenda como funciona o programa de reabilitação.

O que é este programa?

O programa é oferecido aos segurados por considerar que, ao se afastarem do trabalho, muitos não possuem condições financeiras para se submeter à uma reabilitação e retornar às suas atividades.

Pensando nisso, o INSS oferece o programa e continua fazendo o pagamento do benefício durante todo o período do programa.

Assim, os cursos e treinamentos são realizados por uma equipe que é composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

Para garantir as condições do segurado participar da reabilitação, o INSS também disponibiliza todos os materiais necessários, assim como auxílio para transporte e alimentação.

Com isso, o segurado não terá nenhum gasto para participar do programa. Aqueles que concluem a reabilitação recebem um certificado que informa que o segurado está apto para retornar ao trabalho.

Quem deve participar?

Os segurados que recebem o auxílio-doença comum ou acidentário, têm prioridade na participação do programa de reabilitação.

Além disso, a Instrução Normativa nº 77/2015 determina ainda que os seguintes segurados podem participar da reabilitação profissional:

  • Quem não cumpriu o requisito de carência para auxílio-doença comum, considerado incapaz para o trabalho;
  • Quem recebe aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que tenha sua capacidade de trabalho reduzida em razão de doença ou acidente;
  • Quem recebe aposentadoria por invalidez;
  • Dependentes do trabalhador, isto é, as pessoas de sua família que dependam economicamente do mesmo.
  • PCD’s (Pessoas com Deficiência), inclusive os seus dependentes,

Suspensão

Quando a obrigatoriedade for retomada, o INSS orientará os beneficiários que devem participar do programa.

Como falamos acima, isso evita que o benefício seja suspenso, mas saiba que existe outra forma disso acontecer: quando o beneficiário deixa de comparecer à reabilitação.

Neste caso, o setor responsável comunicará à Divisão/Serviço de Benefícios da Gerência Executiva, informando a data da suspensão do benefício, por recusa ou abandono do programa.

Desta forma, o benefício suspenso somente poderá ser reativado se o interessado apresentar justificativa que comprove o motivo do não comparecimento. O segurado também poderá voltar à receber o benefício nos seguintes casos:

  • se o benefício for cessado sem a certificação de que esteja apto para retornar ao trabalho;
  • se o benefício for cessado sem a confirmação de que o segurado será readmitido em seu cargo de origem ou em outro cargo na empresa;

Se ocorrer alguma dessas situações, a orientação é se manifestar junto ao INSS, a fim de solicitar que seja retomado o pagamento do benefício.

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem-recorte-home-CTA-Assessoria-Jurídica-em-São-Paulo

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
A liberação do auxílio emergencial para saques e transferências, continua…
Cresta Posts Box by CP
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?