Atualizado em maio de 2023
Entenda como realizar a troca de produtos comprados, mas que vieram com algum defeito. Confira tudo em nosso artigo!
Muitas pessoas possuem dificuldades quando efetuam alguma compra e, posteriormente, precisam realizar a troca de produto com defeito.
Afinal, nem todos conhecem os direitos com relação a esses casos e, com isso, acabam ficando sem saber o que fazer…
Devido a isso, a Macedo Advocacia Previdenciária preparou este artigo para apresentar os principais detalhes relacionados ao processo.
Portanto, continue conosco para entender como funciona, quais os direitos relacionados ao tema e os passos cruciais para garantir eficiência ao realizar a troca de produto com defeito.
Como funciona a troca de produtos com defeito?
No Brasil, a troca de produtos com defeito é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Se o produto apresentar defeito, o consumidor tem direito a trocá-lo, seja na loja, no fabricante ou na assistência técnica. Se o defeito for aparente, como rasgos ou riscos, a troca deve ser feita imediatamente.
No entanto, se o produto não apresentar defeito, a loja não é obrigada a realizar a troca, a menos que tenha se comprometido a fazê-lo.
Quais são os direitos do consumidor em caso de produto com defeito?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor o direito de reparação ou troca imediata de produtos com defeito, considerados essenciais, após a identificação do defeito de fabricação.
Além disso, o consumidor tem direito a duas garantias: a legal e a contratual, que asseguram a possibilidade de reclamar do produto com defeito e solicitar que seu prejuízo seja sanado.
O fornecedor tem um prazo de 30 dias para sanar o defeito do produto, seja consertando ou efetuando a troca.
O comerciante também será responsabilizado pelo defeito do produto, quando o fabricante não puder ser identificado.
Saiba mais sobre alguns pontos relacionados à troca de produto e tire suas dúvidas:
Veja 8 passos para realizar a troca de produtos
Para realizar a troca de um produto com defeito, siga estes passos:
- Entre em contato com o vendedor ou fabricante do produto;
- Explique o problema;
- Solicite a troca do produto com defeito;
- Forneça informações relevantes, como número do pedido, dados da compra e descrição detalhada do defeito;
- Siga as orientações fornecidas pelo vendedor ou fabricante para proceder com a troca;
- Embale o produto cuidadosamente;
- Envie-o, conforme instruído;
- Aguarde a confirmação da troca e o recebimento do novo produto em condições perfeitas, ou realmente adequadas.
Portanto, para executar essas ações de maneira correta e eficaz, é importante buscar auxílio de quem entende do assunto.
Nós, da Macedo Advocacia Previdenciária, podemos te ajudar com isso!
Garanta serviço especializado no direito do consumidor
Contamos com um serviço especializado no direito do consumidor, que visa auxiliar de maneira segura e eficiente nos passos para garanti-lo.
Portanto, caso tenha que trocar um produto que chegou com defeito após a compra, conte conosco!
Afinal, o CDC trata das mais variadas questões e causas relacionados a eventualidades dos consumidores na hora ou posteriormente à realização de suas compras.
Realizaremos todos os trâmites necessários para obter sucesso durante o processo, enquanto você tem toda tranquilidade e tempo para cuidar de outras coisas de sua rotina.
Fale com nossa equipe e troque seu produto com defeito sem maiores dificuldades
Temos uma equipe formada por especialistas, experts quando o assunto é direito do consumidor e, assim, garantimos que tenha êxito ao realizar a troca do produto com defeito que você comprou.
Estamos sempre atentos às mudanças na legislação e novidades do mundo digital, além de utilizarmos a tecnologia como nossa principal aliada.
Dessa forma, tornamos todo o processo mais ágil e eficiente.