Ícone do site Escritório de Advocacia para Aposentados em São Paulo – SP

Saiba mais sobre a Perícia Médica do INSS!

Saiba Mais Sobre A Pericia Medica Do Inss - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia

Perícia Médica do INSS

A perícia médica do INSS é um dos procedimentos mais importantes para o segurado requerer algum tipo de benefício, pois é através dela que será atestado a necessidade de receber tais benefícios. No conteúdo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe.

Benefícios que necessitam de passar por uma perícia médica

Esses em especial é obrigatório passar pela perícia médica, pois, é através da perícia que será atestado a incapacidade, seja ela temporária ou permanente.

Vale ressaltar também que para o Benefício de Prestação Continuada, a perícia será exclusiva aos cidadãos que possuem deficiência, já os idosos não é necessário passar por perícia, sendo necessário apenas preencher os requisitos .

Quando ocorre a realização da perícia?

O mesmo ocorrerá antes da liberação do benefício, se houver alguma falha, ou dúvida, ela poderá ser requisitada novamente pelo INSS, com o objetivo de comprovar tal incapacidade.

Quem é responsável por realizar a perícia médica?

O INSS é o responsável por realizar este procedimento, disponibilizando médicos peritos especializados na área.

Quando um segurado precisa solicitar algum benefício por decorrência de alguma doença ocupacional, o mesmo faz uma consulta no seu próprio médico particular, o mesmo faz o diagnóstico da tal doença e em seguida concede o atestado médico.

Em seguida o segurado marca a perícia médica e deve comparecer ao local com todas as documentações em mãos, laudos médicos, atestados, exames, isto facilitará a concessão do seu benefício.

Meu benefício pode ser negado por conta da perícia médica?

Se o mesmo não cumprir alguns requisitos, o órgão poderá sim negar o pedido, mas se o mesmo acontecer o segurado tem a opção de entrar com um recurso administrativo no próprio INSS para pedir a reavaliação do pedido.

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post
Sair da versão mobile