Situações em que você pode realizar o saque do seu FGTS
Aqueles que estão trabalhando sob o Regime da CLT, ou seja, os trabalhadores que têm sua carteira assinada, têm direito ao fundo de garantia por tempo de serviço, popularmente conhecido como FGTS.
Este fundo foi desenvolvido com o objetivo de garantir que os trabalhadores demitidos sem justa causa possam realizar seu recebimento.
Entretanto, além da demissão sem justa causa, existem razões que também podem te dar direito de sacar o seu abono, confira.
Quem possui direito ao FGTS?
Todos os trabalhadores brasileiros com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado Comumente o saldo do FGTS é resgatado quando o trabalhador é dispensado sem justa pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.
Em quais situações posso sacar o FGTS?
A maneira mais comum de saque do FGTS é através da demissão sem justa causa, entretanto, não é a única maneira de resgatar o dinheiro do seu fundo. Ainda é possível solicitar o saldo nas seguintes circunstâncias: