Ícone do site Escritório de Advocacia para Aposentados em São Paulo – SP

O que é auxílio-reclusão?

O Que E Auxilio Reclusao Post - Macedo Advocacia

Entenda melhor o que é e como funciona o auxílio-reclusão.

O assunto de hoje é sobre auxílio-reclusão!

Este é um assunto que gera muitas dúvidas para os dependentes da pessoa que esteja cumprindo pena privativa de liberdade, em regime semiaberto ou regime fechado.

Na maioria das vezes isso acontece devido a boatos e falsas informações que são disseminadas entre a sociedade sobre o auxílio-reclusão.

Então, se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, pois a intenção desse artigo é justamente esclarecer para você, de verdade, o que é auxílio-reclusão e, assim, mostrar quem tem direito a esse importante benefício.

Vamos lá?

Auxílio-reclusão – o que é?

O auxílio-reclusão é um benefício do INSS concedido a dependentes dos cidadãos que tenham a qualidade de segurado da previdência social no momento da prisão.

Ou seja, o objetivo do auxílio-reclusão é garantir o sustento daqueles que dependiam economicamente da pessoa que foi presa.

Auxílio-reclusão – quem tem esse direito?

Você sabia que o auxílio-reclusão não é um direito do preso?

Isso mesmo. Vamos te explicar o porquê:

Ao contrário do que muitos pensam, a reclusão não é, de fato, um direito do preso, mas sim dos seus dependentes:

Além disso, não são todos os presos que geram esse direito aos seus dependentes, já que esse benefício é devido apenas aos dependentes dos reclusos que tem a condição de segurados da Previdência Social.

Ademais, somente os dependentes do preso segurado de baixa renda é quem têm direito ao auxílio-reclusão.

Novo pente fino, INSS 2019, e o auxílio-reclusão

É importante você saber também que no início de 2019 foi feita uma ação conhecida como Pente Fino INSS, realizada com o objetivo de aumentar a fiscalização na concessão de benefícios.

Com isso foi criada a medida provisória 871, que inclui determinadas mudanças ao auxílio

A intenção desta MP é auxiliar o governo a encontrar pessoas que recebam benefícios sem terem o direito para tal, e poder fazer a redistribuição do valor aos que mais necessitam de ajuda.

No caso do auxílio-reclusão, esse é um dos benefícios que teve a forma de concessão alterada com o novo pente fino, INSS 2019. Veja algumas:

Vale salientar que um advogado especialista em auxílio é o profissional ideal para te auxiliar em todo o processo de obtenção desse benefício.

Quanto ao valor do auxílio-reclusão, esse nunca será pago a menor do que o salário mínimo vigente e nem a maior que o limite máximo do salário da contribuição da pessoa que se encontra presa.

Como você pode notar, o auxílio-reclusão tem suas particularidades em relação a outros benefícios concedidos pelo INSS, por isso é extremamente importante que busque um advogado especialista em auxílio ou escritório de advocacia especializado na área previdenciária.

Com um advogado especialistas em auxílio-reclusão se poderá ter todas as informações e esclarecimentos para se ter acesso ao benefício.

Tudo isso para garantir a você, enquanto dependente, todos os seus direitos, e para que você não tenha problemas com a justiça em relação a fraudes no auxílio-reclusão.

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile