13º salário: saiba quando e onde solicitar o adiantamento do benefício
Vários trabalhadores esperam desejosamente pelo pagamento do 13º salário, é possível requerer o adiantamento do benefício previsto pela Lei n.º14.749/2021.
A disponibilização do 13º pode se dar em até duas vezes, ou seja, o valor é liberado em duas prestações.
Se for do desejo do contribuinte, é possível solicitar o adiantamento para o período das férias. Instituições financeiras também concedem o adiantamento caso o trabalhador efetue a solicitação de algum empréstimo ou serviço bancário, entenda mais sobre essa condição.
O que eu preciso saber sobre o 13º?
Os indivíduos que desempenham suas funções laborativas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possuem diversos direitos. O 13º salário também é dado para trabalhadores avulso, rural e doméstico.
Compõe o benefício horas extras e adicionais. É previsto que a primeira parcela do 13º será paga entre o dia 1º de fevereiro até o 30º dia de novembro, a segunda parcela deve ser dada até o 20º dia de dezembro.
Se for o caso, o trabalhador poderá solicitar a antecipação para dispor durante seu período de férias. Existem alguns bancos que realizam a antecipação do benefício para o trabalhador.
Instituições que disponibilizam o adiantamento
Para ter acesso ao serviço, o empregado deverá receber a pensão, aposentadoria ou salária pela respectiva instituição, a antecipação é concedida como um empréstimo. Confira algumas delas:
- Banco do Brasil — a instituição oferece até 80% de adiantamento, o valor máximo disponibilizado pelo BB é de R$20 mil. O requerente deverá assinar um Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais. Os juros do contrato podem oscilar entre 1,99% a 4,83% ao mês. Para solicitar a antecipação acesse o aplicativo do banco ou se dirija a um terminal de autoatendimento;
- Banco Santander — para ter acesso ao adiantamento é preciso receber o salário pelo Santander. O requerente pode dispor de 100% do 13º, o Santander efetua a cobrança de juros e Imposto sobre Operações Financeiras, a aquisição do serviço pode ser feita através do internet banking, agências, caixas eletrônicos e pela central de atendimento;
- Banco Itaú — o Itaú também exige que o contratante receba o salário pela instituição. Sendo assim, os descontos recaem diretamente nas remunerações mensais do requerente. Os clientes podem efetuar a simulação das taxas de juros antes da contratação que pode ser feita por meio do aplicativo, do site, nas agências e pela central de atendimento;
- Banco Bradesco – é preciso solicitar o adiantamento até o dia 29 de outubro, é possível dispor de 100% do salário extra.
Fonte: Jornal Contábil