Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

Quanto tempo dura o auxílio-doença e por quanto tempo você pode contar com ele? Descubra!

Quanto Tempo Dura O Auxilio Doenca E Por Quanto Tempo Voce Pode Contar Com Ele - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Quanto tempo dura o auxílio-doença e por quanto tempo você pode contar com ele? Descubra!

Qual a duração do auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício que ainda gera muitas dúvidas, principalmente em relação a sua duração. Se você deseja saber quanto tempo deve durar o seu benefício, continue a leitura deste post e descubra!

Auxílio-doença: Não sabe o que é? Comece por aqui!

O auxílio-doença é um benefício previdenciário destinado aos segurados que estão incapazes de exercer suas atividades laborais temporariamente.

A incapacidade que dá direito ao auxílio-doença pode ocorrer tanto em virtude de acidente quanto em caso de doença.

Os requisitos exigidos para obter este benefício são: ter qualidade de segurado, cumprir a carência e estar incapaz para o trabalho.

A qualidade de segurado significa que o trabalhador está contribuindo para o INSS ou caso não esteja contribuindo está dentro do período de graça.

Período de graça são aqueles períodos em que mesmo sem contribuir o segurado pode usufruir de benefícios previdenciários.

Um exemplo do “período de graça” são os 12 meses (contados a partir do fim do recebimento do seguro desemprego), quando o segurado é demitido do emprego.

Existem várias situações que ensejam o período de graça, se você deseja entender melhor sobre este assunto, nos deixe um comentário, nós podemos elaborar um post exclusivamente sobre este assunto.

Pois bem, outro ponto importante é o período de carência.

O auxílio-doença exige carência de 12 contribuições. A carência aqui é como a carência nos planos de saúde, primeiro você paga algumas mensalidades para depois poder usufruir de alguns benefícios.

No caso do auxílio-doença após contribuir para o INSS por 12 meses o segurado passa a ter direito ao auxílio-doença.

Importante lembrar que nos casos de acidente do trabalho ou doença do trabalho (doença ocu