Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






    Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

    Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

    Qual a importância dos benefícios previdenciários?

    Benefícios previdenciários: entenda o que são e qual a importância

    Beneficios Previdenciarios Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Qual a importância dos benefícios previdenciários?

    Você está familiarizado com o que são e com a importância dos benefícios da seguridade social? Este artigo responde às suas perguntas.

    Você já parou para programar sua aposentadoria? Tem um planejamento para essa fase da sua vida? Se ainda não, saiba que grande parte da população também está na mesma situação. 

    Apesar de bastante em voga, a aposentadoria é um tema que causa dúvidas entre os brasileiros. Isso porque são muitas as variáveis que definem esses benefícios previdenciários — que são mais conhecidos após a vida laboral, mas que não se limitam a essa etapa. 

    A seguir, falaremos mais sobre a importância dos benefícios previdenciários e como solicitá-los. 

    Acompanhe. 

    O que são os benefícios previdenciários?

    Apesar de o termo “previdenciário” ser comumente associado a pontos negativos, como o déficit previdenciário, são esses benefícios que garantem uma continuidade de renda durante eventos específicos da vida profissional ativa e aposentadoria — seja ela por tempo de serviço, por invalidez ou por outras situações que são impeditivas para a continuidade da atividade laboral. 

    Os benefícios previdenciários, de uma forma geral, são auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o conhecido INSS. Esse dinheiro é destinado aos trabalhadores que fizeram contribuições mensais à Previdência Social durante a sua vida laboral, ou aos seus dependentes.

    Para ter uma ideia da importância desse mecanismo social, segundo estimativas do IBGE, cada benefício pago pela Previdência Social a um segurado beneficia, indiretamente, 2,5 pessoas. 

    Auxilio Doenca - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - O INSS indeferiu o seu pedido de auxílio-doença?
    Pedido De Aposentadoria - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Pedido de Aposentadoria

    Quais são os benefícios previdenciários?

    Como vimos, são os benefícios previdenciários que possibilitam ao segurado — ou seus dependentes —  ter um mínimo de planejamento financeiro pós-aposentadoria ou frente a eventos específicos durante a vida laboral. 

    Dentre os benefícios para segurados, temos algumas categorias: 

    • Aposentadoria por invalidez: destinada aos contribuintes que, por motivo de invalidez, não podem continuar exercendo sua profissão e tampouco têm previsão de recuperação. 
    • Aposentadoria por idade: essa categoria destina-se aos trabalhadores que atingiram determinadas idades (diferentes para homens e mulheres) e cumpriram um tempo mínimo de contribuição para a Previdência Social. Existe uma diferença, aqui, entre trabalhadores urbanos e rurais — para estes últimos, as idades exigidas para solicitar o benefício são reduzidas. Já para os trabalhadores urbanos, a regra depende se a data de filiação à Previdência ocorreu antes ou após a Reforma da Previdência de 2019. 
    • Antiga aposentadoria por tempo de contribuição: esse era um dos conceitos mais conhecidos dentre os benefícios previdenciários antes da Reforma da Previdência, de 2019. Hoje, esse enquadramento não existe mais, e passaram a ser aplicadas as regras de transição, que são: por pontos, por idade mínima, por pedágio de 50% ou por pedágio de 100%. 
    • Aposentadoria Especial: para os profissionais que trabalham expostos a riscos à saúde ou integridade física, como em contato com agentes nocivos, há a possibilidade de aposentadoria com menos tempo de serviço. Essa é uma forma de compensação pela exposição sofrida durante a vida laboral. 
    • Auxílio-doença: destinado aos profissionais em atividade laboral, mas que precisam se afastar por mais de 15 dias consecutivos em razão de uma doença ou acidente. 
    • Salário-família: se destina aos trabalhadores de baixa renda com filhos até 14 anos ou inválidos. 
    • Salário-maternidade: o benefício pode ser solicitado em caso de nascimento, adoção ou guarda judicial e aborto espontâneo. 
    • Auxílio-acidente: destinado aos trabalhadores que foram acometidos por uma doença ocupacional ou algum acidente, que tenha gerado sequelas que interferem na capacidade laboral. 

    Dentre os benefícios previdenciários para os dependentes, temos: 

    • Pensão por morte: oferecida à família do segurado em caso de dependência econômica do mesmo.
    • Auxílio-reclusão: pago a famílias de baixa renda do segurado que foi recolhido à prisão sob regime fechado. 

    Está gostando do nosso artigo? Então, confira também:

    Como solicitar esses benefícios?

    Como vimos, existem diversos benefícios previdenciários que podem ser solicitados por segurados ou seus dependentes. Cada caso tem suas especificidades e condições, por isso é importante contar com o apoio profissional para analisar a sua situação. 

    Conte com o auxílio da Macedo Advocacia para solicitar o seu benefício previdenciário

    Para ter acesso ao auxílio necessário nesse momento, conte com o apoio da Macedo Advocacia. Contamos com profissionais que possuem profundo conhecimento e experiência em direito previdenciário.

    Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo. 

    CLIQUE E TENHA ACESSO A TODO SUPORTE NECESSÁRIO QUANTO AO SEU BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO!

    5/5 - (1 vote)

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Macedo Advocacia.

    Contamos com profissionais que possuem grande experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na esfera judicial, como, também, no âmbito administrativo.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    Estamos apenas te esperando.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Summary
    Qual a importância dos benefícios previdenciários?
    Article Name
    Qual a importância dos benefícios previdenciários?
    Description
    Benefícios previdenciários: entenda o que são e qual a importância. Leia o nosso artigo e tenha resposta para todas as suas perguntas.
    Author
    Publisher Name
    Macedo Advocacia
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Então vamos ao próximo passo e realizar uma análise do seu caso?

    Preencha o formulário e saiba como garantir seus direitos.





      captcha

      Comentários

      0 0 votes
      Article Rating
      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Endereço:

      UNIDADE:
      Av.Marquês de São Vicente 230,
      18° andar - Barra Funda - São Paulo
      Cep: 01139-000

      Telefone:

      (11) 4706-4739

      E-mail

      contato@macedoassessoria.adv.br

      Macedo Assessoria Jurídica | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Powered by: Grupo DPG