Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






    Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

    Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

    PGBL e VGBL: entenda a diferença!

    Descubra agora as diferenças entre PGBL e VGBL

    Qual A Diferenca Entre O Pgbl E Vgbl Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - PGBL e VGBL: entenda a diferença!

    Entenda de uma vez por todas quais são as diferenças entre PGBL e VGBL

    A reforma feita na Previdência Social brasileira, em 2019, tem levado muitas pessoas a procurarem uma previdência privada.

    Na prática, a previdência privada, ou previdência complementar, nada mais é do que uma forma de juntar dinheiro a longo prazo para utilizar em um momento oportuno.

    O resgate do valor acumulado, por sua vez, pode ser feito de forma integral ou através de parcelas mensais, como acontece com a aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Atualmente, existem dois modelos principais de planos privados que podem ser escolhidos pelos futuros beneficiários: o PGBL e o VGBL.

    PGBL significa “Plano Gerador de Benefício Livre” e é classificado como uma previdência complementar. Já VGBL é a abreviação de “Vida Gerador de Benefício Livre” e sua classificação é de um seguro pessoal. Mas existem mais outras diferenças bem importantes entre os dois planos.

    Quer entender melhor a previdência privada e a diferença entre o PGBL e o VGBL? Então continue lendo este artigo para saber mais.

    Entendendo a previdência privada

    Antes de entender exatamente como funcionam o PGBL e o VGBL, vamos compreender melhor a previdência privada.

    Assim como ocorre com a previdência pública, administrada pelo INSS, a previdência privada é composta por dois momentos: o de acumulação e o de benefício.

    A primeira fase ocorre geralmente quando as pessoas ainda estão em uma fase produtiva da vida, trabalhando, empreendendo e gerando recursos. E é nesse período que ocorre a aplicação mensal dos recursos a serem resgatados no futuro.

    O valor aplicado, por sua vez, pode variar conforme a renda e o objetivo de cada pessoa. Em média, o investimento em previdência privada, seja em PGBL ou VGBL, costuma ficar entre 10% e 12% do total que um trabalhador recebe por mês. E há planos que estipulam um valor mínimo de aplicação.

    Durante toda essa primeira fase, os valores investidos pelos futuros beneficiários são administrados e aplicados pela empresa escolhida.

    Auxilio Doenca - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - O INSS indeferiu o seu pedido de auxílio-doença?
    Pedido De Aposentadoria - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Pedido de Aposentadoria

    A seguradora irá aplicar as mensalidades em diferentes formas de renda fixa e variável, que podem ser fundos de investimentos e ações, por exemplo.

    Depois de um bom período de investimentos, que costuma ser de anos, chega a hora de resgatar os valores. E isso pode ser feito através do saque total do patrimônio acumulado ou em parcelas mensais estabelecidas no contrato.

    Mas onde entram o PGBL e o VGBL nessa história? Vamos entender!

    Diferença entre o PGBL e o VGBL está nos impostos

    A principal diferença entre o PGBL e o VGBL está na forma de tributação do investimento.

    O PGBL permite que você pague menos impostos durante a primeira fase de acumulação, podendo deduzir até 12% sobre a sua base de cálculo do Imposto de Renda (IR). Essa não é uma possibilidade do VGBL.

    Por conta disso, o PGBL é ideal para quem faz a declaração completa de IR e é descontado na fonte, enquanto o VGBL é recomendado para quem faz a declaração simples e não tem desconto na fonte. Autônomos e trabalhadores liberais se encaixam na segunda categoria.

    Quanto à tributação, no VGBL você só pagará IR sobre os juros acumulados. Já no PGBL, você pagará IR sobre o montante total investido ao fim do plano. 

    Contudo, há um detalhe importante: no PGBL é possível receber o IR de volta sobre aquele montante aportado ao declará-lo no ano seguinte. Ou seja, a vantagem pode ser mais interessante.

    A Macedo Advocacia pode te ajudar a escolher a melhor opção!

    Nós, da Macedo Advocacia, somos especialistas em benefícios previdenciários e aposentadorias.

    Portanto, se você quer saber mais sobre os planos privados e qual seria o mais indicado para você, entre em contato com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

    Vamos ajudá-lo em todas as etapas para que você possa ter uma aposentadoria mais tranquila e vantajosa.

    CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

    5/5 - (1 vote)

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Macedo Advocacia.

    Contamos com profissionais que possuem grande experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na esfera judicial, como, também, no âmbito administrativo.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    Estamos apenas te esperando.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Summary
    PGBL e VGBL: entenda a diferença!
    Article Name
    PGBL e VGBL: entenda a diferença!
    Description
    Descubra agora as diferenças entre PGBL e VGBL. Leia o material que preparamos e conheça tudo sobre o assunto abordado!
    Author
    Publisher Name
    Macedo Advocacia Previdenciária
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Então vamos ao próximo passo e realizar uma análise do seu caso?

    Preencha o formulário e saiba como garantir seus direitos.





      captcha

      Comentários

      0 0 votes
      Article Rating
      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Endereço:

      UNIDADE:
      Av.Marquês de São Vicente 230,
      18° andar - Barra Funda - São Paulo
      Cep: 01139-000

      Telefone:

      (11) 4706-4739

      E-mail

      contato@macedoassessoria.adv.br

      Macedo Assessoria Jurídica | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Powered by: Grupo DPG