Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






    Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

    Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

    Entenda o que é sentença, decisão e despacho em seu processo relativo ao INSS

    141 Macedo - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Entenda o que é sentença, decisão e despacho em seu processo relativo ao INSS

    Um processo judicial é algo que gera muitas dúvidas por parte dos brasileiros, principalmente por lidar com situações, temas e informações completamente atípicas do seu cotidiano.

    Dentre essas situações, durante o julgamento de um processo, o magistrado pode designar o despacho, sentença e a decisão sobre um processo.

    Contudo, muitas vezes os cidadãos não sabem de fato o que significa a sentença, despacho a decisão, ou ainda como de fato essas situações podem implicar no andamento do processo.

    Sendo assim, para acabar de vez com as dúvidas referentes a estes três pontos, hoje nós vamos explicar o que de fato significa cada um desses pontos e como eles implicam no andamento do processo.

    Diferença entre despacho, sentença e decisão

    Tanto o despacho quanto a sentença e decisão dizem respeito a pronunciamentos do juiz, previstos no artigo 203 do Código de Processo Civil (CPC).

    Ambos os três casos são datados e assinados pelos juízes, além disso, os despachos, as decisões interlocutórias e o dispositivo das sentenças dos acórdãos são publicados no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).

    Assim, quando saí uma nova notícia sobre o desenrolar do processo muitas pessoas podem se confundir nesses três temas, sendo assim, vamos entender agora o que significa cada um deles.

    Despacho

    O Código de Processo Civil define como despachos os pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou ainda a requerimento da parte.

    De forma resumida e mais fácil de entender os despachos tratam-se de movimentações administrativas, como por exemplo, a citação de um réu no processo, a designação de uma nova audiência, a determinação de intimação de uma das partes, dentre outros pontos.

    Sentença

    No caso da sentença, conforme expresso no Código de Processo Civil diz respeito ao pronunciamento em que o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”.

    Para facilitar o entendimento, isso quer dizer que através da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

    A sentença ainda pode ser dada com ou sem julgamento do mérito, em outras palavras, acolhendo ou não a causa levantada pela parte.

    Decisões interlocutórias

    As decisões dizem respeito aos atos em que os juízes resolvem as questões durante o andamento do processo, contudo, não são o julgamento dele por meio da sentença.

    Sendo assim, as questões que precisam ser decididas durante o andamento do processo são denominadas como questões incidentes ou questões incidentais.

    Para facilitar o entendimento, as decisões interlocutórias dizem respeito a por exemplo a nomeação de determinado profissional como perito, a aceitação ou não de uma intimação de alguma testemunha indicada por uma das partes durante o curso do processo.

    Fonte: Jornal Contábil

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Macedo Advocacia.

    Contamos com profissionais que possuem grande experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na esfera judicial, como, também, no âmbito administrativo.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    Estamos apenas te esperando.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Rate this post

    Marcadores:

    Então vamos ao próximo passo e realizar uma análise do seu caso?

    Preencha o formulário e saiba como garantir seus direitos.





      captcha

      Comentários

      0 0 votes
      Article Rating
      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Endereço:

      UNIDADE:
      Av.Marquês de São Vicente 230,
      18° andar - Barra Funda - São Paulo
      Cep: 01139-000

      Telefone:

      (11) 4706-4739

      E-mail

      contato@macedoassessoria.adv.br

      Macedo Assessoria Jurídica | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Powered by: Grupo DPG