Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






    Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

    Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

    Cooperativa de trabalho: entenda o que é, benefícios e como registrar a sua

    Saiba o que é uma cooperativa de trabalho, como registrar a sua e vantagens

    Lei Do Cooperativismo Como Funciona Uma Legitima Cooperativa De Trabalho Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Cooperativa de trabalho: entenda o que é, benefícios e como registrar a sua

    Com estas informações, fica muito mais fácil abrir sua cooperativa de trabalho da maneira certa. Leia e fique por dentro!

    Começar um novo negócio nem sempre é fácil, mas sabia que montar uma uma cooperativa de trabalho pode ser uma estratégia eficiente?

    Apesar de não ser uma modalidade nova, consiste em uma modalidade que proporciona muitos benefícios àqueles que a utilizam – e será sobre ela que vamos falar em nossa conversa.

    Em nosso artigo, vamos entender mais sobre o que, de fato, é uma cooperativa de trabalho, suas vantagens, o que deve ser feito para que você registre a sua e os cuidados que precisa ter ao atuar dessa maneira.

    O que é uma cooperativa de trabalho?

    Dentre as várias maneiras que um profissional pode atuar, abrir uma cooperativa de trabalho é uma delas.

    Uma cooperativa de trabalho consiste na formalização de um grupo formado por trabalhadores de uma determinada profissão para a realização de suas atividades.

    Nesse sentido, alguns dos aspectos os quais se buscam ao operar por meio dessa modalidade são a capacidade de autogestão, a autonomia entre os indivíduos e o proveito comum.

    Ela é regida pela Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, a qual trata diretamente sobre como uma cooperativa de trabalho deve se organizar e a maneira como deverá funcionar.

    Sendo assim, dentre os pontos importantes, temos que ela se distingue das cooperativas de:

    • Cooperativa de assistência à saúde;
    • Cooperativa de transporte;
    • Cooperativa de profissionais liberais;
    • Cooperativas médicas.

    Cada uma dessas possui características próprias e não pode ser confundida com cooperativas de trabalho.

    Ao iniciar suas atividades nessa modalidade, por exemplo, você não poderá ter a distribuição de lucros, mas dividir as chamadas “sobras” dos recursos entre os cooperados.

    Também, você deverá se atentar à necessidade de realizar assembleia para eleger membros da diretoria, conselho social, administrativo e fiscal.

    Elas podem ser de produção, que acontece quando os sócios vão contribuir para as atividades da cooperativa (a qual possui o domínio de todos os bens de produção).

    Ou podem ser de serviços, quando os sócios vão prestar serviços a terceiros, sem a existência de intermediários.

    Dito isso, antes de a gente passar ao próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar a saber mais sobre seus direitos:

    Quais dificuldades os gestores podem ter quando se trata o assunto?

    Como você pôde perceber, a cooperativa de trabalho é uma modalidade jurídica que possui regras específicas de abertura e operação.

    Trata-se de uma modalidade de atuação que demanda atentar-se a aspectos específicos da lei, desde a forma de organização do negócio até mesmo as burocracias que devem ser seguidas para o registro, já que, em vez de contrato social, é necessário que exista um estatuto.

    Nesse sentido, uma das maiores dificuldades que gestores podem enfrentar está relacionada a esse aspecto.

    Outro ponto importante diz respeito aos benefícios fiscais que as cooperativas de trabalho geralmente possuem.

    Existem detalhes que trazem benefícios, contudo consistem em detalhes cujo conhecimento demanda conhecer a legislação de maneira bastante específica.

    O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre elas:

    Quais as vantagens de montar uma cooperativa?

    Dentre as vantagens de você começar um novo negócio por meio de uma cooperativa de trabalho, temos a possibilidade de uma interação maior entre os cooperados.

    Isso porque decisões importantes precisam ser tomadas em assembleias, o que possibilita que exista uma maior participação nos rumos do negócio por todos envolvidos.

    Ainda, você será proprietário do seu próprio empreendimento, tendo em vista que todo cooperado é, também, um dono do seu empreendimento.

    Por meio de uma cooperativa de trabalho, você terá mais facilidade ao adquirir experiências, já que poderá atuar com colegas de profissão, contribuindo para aumentar sua propriedade sobre o segmento em que atua.

    Quais cuidados você precisa ter antes 

    Ao pensar em operar por meio de uma cooperativa de trabalho, é importante que você se atente a alguns aspectos.

    O primeiro deles se refere à equipe.

    Perceba que todos os envolvidos serão donos e poderão contribuir com as decisões; sendo assim, é de fundamental importância que os objetivos de todos estejam devidamente alinhados.

    Outro aspecto o qual você precisa considerar está ligado à realização de um estudo de mercado para entender melhor sobre o comportamento do consumidor e as estratégias que possam ser consideradas a fim de que você tenha melhores rendimentos em sua atuação.

    Ainda, é importante prestar muita atenção às regras existentes para regularizar seu empreendimento, e isso vale para os procedimentos que deverão ser realizados para registrar, apurar tributos, entre outros.

    É fundamental que você busque estar em dia com o Estado, isso evita que você tenha que arcar com multas, autuações e outros problemas.

    Por que contar com apoio especializado é a melhor alternativa?

    Apesar de atuar por meio de uma cooperativa médica ser uma solução vantajosa para a maioria dos profissionais, é necessário trazer que existem muitos detalhes que devem ser considerados para que a sua atuação seja realizada da maneira correta, de acordo com o que manda a legislação.

    Sendo assim, contar com o apoio de quem entende permite que você possa não apenas cumprir todas suas obrigações, mas também fazer escolhas que representem economia.

    Clique no botão abaixo e conheça quem poderá ajudar você a lidar com aspectos legais ao atuar por meio de uma cooperativa de trabalho:

    Macedo Advocacia: vamos ajudar você a simplificar a burocracia no seu dia a dia

    Como a gente pôde ver em nossa conversa, atuar por meio de uma cooperativa de trabalho traz consigo várias vantagens, contudo é essencial ter apoio especializado.

    Nós, da Macedo Advocacia, temos a expertise necessária para ajudar sua atuação ser mais prática, em total conformidade com as exigências da legislação.

    Entre em contato com a gente e entenda as vantagens de contar com o nosso apoio!

    Quero abrir uma cooperativa de trabalho!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Macedo Advocacia.

    Contamos com profissionais que possuem grande experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na esfera judicial, como, também, no âmbito administrativo.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    Estamos apenas te esperando.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    5/5 - (1 vote)
    Summary
    Cooperativa de trabalho: entenda o que é, benefícios e como registrar a sua
    Article Name
    Cooperativa de trabalho: entenda o que é, benefícios e como registrar a sua
    Description
    Saiba o que é uma cooperativa de trabalho, como registrar a sua e vantagens. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
    Author
    Publisher Name
    Macedo Advocacia
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Então vamos ao próximo passo e realizar uma análise do seu caso?

    Preencha o formulário e saiba como garantir seus direitos.





      captcha

      Comentários

      0 0 votes
      Article Rating
      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Endereço:

      UNIDADE:
      Av.Marquês de São Vicente 230,
      18° andar - Barra Funda - São Paulo
      Cep: 01139-000

      Telefone:

      (11) 4706-4739

      E-mail

      contato@macedoassessoria.adv.br

      Macedo Assessoria Jurídica | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Powered by: Grupo DPG