Fale Conosco
  • location_on

    Rua amadeu roldan, 637

Deixe sua Mensagem






    Você prefere ser atendido por email ou whatsapp?

    Seus dados serão utilizados exclusivamente para análise previdenciária. Não repassaremos as informações a terceiros e nos comprometemos a não enviar Spam.

    Como provar tempo de contribuição para se aposentar

    Saiba como provar o tempo de contribuição para se aposentar

    Como Se Aposentar Com As Regras Blog - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Como provar tempo de contribuição para se aposentar

    É hora de solicitar a aposentadoria e você não sabe por onde começar a coletar as informações que demonstram seu tempo de serviço. Não se desespere, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a provar sua aposentadoria. 

    O desejo de se aposentar deve sempre seguir junto com a organização de documentos. Para que logo lá na frente, a pessoa consiga comprovar o tempo de contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

    Ter uma pasta para guardar todos os documentos que dizem respeito à vida profissional auxilia muito nessa caminhada rumo à aposentadoria. Isso porque o INSS precisa checar informações originadas em diferentes fontes.

    Uma recomendação importante é sempre se antecipar, tentando resolver incorreções no momento em que ocorrem. Se o empregado verificar alguma informação incorreta na sua carteira de trabalho, por exemplo, deve resolvê-la imediatamente.

    A seguir, você confere outras dicas para tornar a jornada pela comprovação do tempo de contribuição mais fácil:

    INSS: o que é preciso para comprovar tempo de contribuição?

    1. Manter CNIS em dia

    O CNIS é um documento do Governo Federal, no qual estão descritos o histórico de todos vínculos trabalhistas com as respectivas contribuições previdenciárias. No CNIS devem estar listadas contribuições como facultativo, contribuinte individual e autônomo. 

    Esses dados devem estar corretos, pois é com base neles que o INSS calcula o tempo de contribuição de uma pessoa. A boa notícia é que se houver alguma divergência, ela pode ser corrigida com apresentação de documentos que comprovem as contribuições.

    2. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) preenchida corretamente

    O trabalhador precisa ficar atento às informações que são preenchidas na sua CTPS, como data de início e fim do seu vínculo de emprego; remuneração do trabalho, inclusive os aumentos salariais; e anotações sobre férias e 13º salário. 

    É fato que depois do CNIS, a carteira de trabalho é o documento mais importante para a comprovação das contribuições ao INSS. Importante mencionar que caso haja alguma incorreção nos dados do CNIS, é nela que se poderá confrontar as informações.

    3. Guardar contratos de trabalho

    O contrato de trabalho também é um documento valioso na hora de comprovar tempo de contribuição. Afinal, lá estão descritos data de início na empresa, função a ser desempenhada e faixa salarial. 

    Auxilio Doenca - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - O INSS indeferiu o seu pedido de auxílio-doença?
    Pedido De Aposentadoria - Escritório de Advocacia em São Paulo - SP | Macedo Advocacia - Pedido de Aposentadoria

    Além do contrato, é recomendado que o empregado guarde os holerites, ficha de registro, registros de ponto e rescisão do contrato de trabalho. Toda essa papelada deve ser guardada para eventual necessidade de comprovação de vínculo empregatício.  

    4. Tenha PPP já reconhecido pelo INSS

    Quem trabalha em condições especiais pode ter direito a aposentadoria especial. E algo que facilita a efetivação de provas para confirmar o tempo de contribuição é ter em mãos o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) já reconhecido pelo INSS. 

    O período especial não é reconhecido de maneira automática pelo governo e não se trata de uma tarefa simples. Por isso, quem trabalhou em atividades insalubres ou perigosas precisa, antes de entrar com pedido de aposentadoria, pedir esse reconhecimento junto ao órgão competente.

    Se isso for feito com antecedência, melhor, para que não atrase o processo de aposentadoria. Vale dizer que o PPP é emitido por um engenheiro, após checagem das condições insalubres, por exemplo, que possam causar risco à saúde do empregado.

    Esteja atento! Leia também…

    Na hora da sua aposentadoria, conte com o auxílio da Macedo Assessoria Jurídica.

    Todos os processos que envolvem a aposentadoria são demasiados complexos, se você é leigo, se torna um processo praticamente impossível de ser vencido sem problemas ou dores de cabeça.

    Entendendo isso, a Macedo Assessoria Jurídica oferece o auxílio necessário para você! Nossa equipe tem larga experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na área  judicial, quanto no âmbito administrativo. 

    Conheça melhor a Macedo Assessoria Jurídica e como podemos te auxiliar nesse momento!

    CLIQUE AQUI E COM A NOSSA AJUDA TENHA A SUA APOSENTADORIA SEM COMPLICAÇÕES E DE FORMA ÁGIL!

    5/5 - (1 vote)

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Macedo Advocacia.

    Contamos com profissionais que possuem grande experiência e conhecimento no direito previdenciário, tanto na esfera judicial, como, também, no âmbito administrativo.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    Estamos apenas te esperando.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Summary
    Como provar tempo de contribuição para se aposentar
    Article Name
    Como provar tempo de contribuição para se aposentar
    Description
    Saiba como provar o tempo de contribuição para se aposentar. Confira mais informações para quando for solicitar o benefício.
    Author
    Publisher Name
    Macedo Advocacia
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Então vamos ao próximo passo e realizar uma análise do seu caso?

    Preencha o formulário e saiba como garantir seus direitos.





      captcha

      Comentários

      0 0 votes
      Article Rating
      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Endereço:

      UNIDADE:
      Av.Marquês de São Vicente 230,
      18° andar - Barra Funda - São Paulo
      Cep: 01139-000

      Telefone:

      (11) 4706-4739

      E-mail

      contato@macedoassessoria.adv.br

      Macedo Assessoria Jurídica | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

      Powered by: Grupo DPG